top of page
Thula Pires
Renato Noguera
Luciana Barreto
Joelzito Araújo

Cineasta, Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (1998) e pós-doutorado no Departamento de Radio-Cinema e TV da Universidade do Texas, EUA(2002). Atualmente é roteirista e diretor de cinema, TV e vídeo e diretor-presidente da Casa de Criação Cinema e Propaganda Ltda. Criou e foi co-coordenador pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Cinema no M_EIA, Mindelo Escola Internacional de Artes, em Mindelo-Cabo Verde (2011).

Luciana Barreto, âncora e editora-executiva do Repórter Brasil Tarde na TV Brasil.

Formada pela Puc-Rio, começou a carreira aos 23 anos como repórter e apresentadora.

Já trabalhou nos canais Futura, GNT, BandNews e na TV Bandeirantes. Ganhou o Prêmio Nacional de Jornalismo Abdias Nascimento, em 2012, pelo programa “Caminhos da Reportagem – Negros no Brasil: brilho e invisibilidade”. Foi eleita uma das Mulheres Inspiradoras de 2015 pelo Think Olga.

Escritor, Professor de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Leafro), e, do Laboratório Práxis Filosófica de Análise e Produção de Recursos Didáticos e Paradidáticos para o Ensino de Filosofia (Práxis Filosófica) da UFRRJ.

Graduada, Mestra e Doutora em Direito pela PUC-RJ. Professora nos cursos de Graduação e Pós-graduação do Departamento de Direito da PUC-Rio e Coordenadora-Adjunta de Graduação no mesmo curso. Atuante na área de: Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, teoria crítica da raça, decolonialidade, mulheres negras, direitos humanos e teoria do reconhecimento.

Convidadas e Convidados (mesas ainda em formação)
Aza Njeri

Doutora em Literaturas Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com estudos e pesquisa em Literaturas Africanas e Cinema Africano em geral. Pesquisas sobre poesia moçambicana contemporânea; Melancoleira e afetos. Também na Poesia de Rui Knopfli, José Craveirinha e Guita Jr. Goepoética; Literatura Afro-brasileira, com foco em poesia contemporânea. Ensino de Língua Portuguesa / Expressão Oral no ensino superior.

 Flávia Oliveira é técnica em Estatística. Formou-se em Jornalismo  no (IACS-UFF), em 1993. Foi repórter do Jornal do Comércio e desde maio de 1994, trabalha no jornal O Globo,  É titular da coluna Negócios & Cia, no Globo, desde agosto de 2006. Tem coluna semanal, em vídeo, no vespertino para tablets "O Globo a Mais", do Globo. É comentarista do Estúdio i da GloboNews, desde 2008. Participou em 2009 do quadro As Meninas do Jô, no Programa do Jô[1] e foi comentarista de economia do telejornal Bom Dia Rio, de abril de 2011 a novembro de 2013.

Flávia Oliveira

Doutoranda em Filosofia e Mestra em História e Crítica da Arte, Naiara é também escritora no seu segundo livro, licenciada e bacharel em filosofia pela Universidade do Estado de Rio de Janeiro-UERJ, com trabalhos em estética e zen-budismo e estudou artes na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, EAV-Parque Lage, no Rio de Janeiro. Sua pesquisa em Estética e Filosofia da Arte propõe uma possibilidade de análise de um processo criativo do povo ioruba e mais especificamente das artes de influência Iorubá no Brasil. É também  idealizadora do projeto de arte 'Arte de Terreiro',  desenvolvedora no site Pequena Elekô e é a organizadora do Iº Congresso de Filosofia Africana e Afro-Diaspórica da UERJ. 

Enfermeira e Especialista em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ), com pesquisa sobre racismo e sofrimento psíquico: um relato de experiência sobre a produção do cuidado em saúde mental. É supervisora de enfermagem no Instituto Municipal Nise da Silveira e vinculada ao CAPS em Nova Iguaçu. Membro da ASSOCIAÇÃO ELAS EXISTEM - MULHERES ENCARCERADAS, que presta assistência às mulheres  em cárcere na penitenciária de Bangu.

Formada em Direito, possui também graduação e Doutorado em Filosofia pela UERJ. É Professora do Colégio Pedro II e com pesquisas em Estudos Interculturais e decoloniais.

Mestra em Psicologia pela UFRJ, Especialista em Terapia de Família pela UCAM e em Impactos da Violência na Escola pela ENSP/Fio Cruz. Atuante no Sankofa Instituto de Psicologia, com pesquisas em Psicologia Africana.

Psicóloga Clínica Especialista em Clínica Psicanalítica pela PUC-Rio e Mestranda em Psicologia Social pela UERJ com pesquisa em vulnerabilidade das mulheres de matriz africanas e mulçumanas frente a intolerância religiosa.

Naiara Paula
Sharllene Silva
Aline Carmo
Roberta Federico
Fabiane Vieira

Faça Parte desse congresso!

organize sua turma escolar ou universitária para assistir as mesas e a exposição artística!

Vai almoçar durante o congresso? Vai no Dida, o bar e restaurante da comunidade preta no Rio!

Marcelo Campos
Tadeu Mourão

Doutor e Mestre em Arte e Cultura Contemporânea. Graduado em Artes Plásticas pela UERJ.  Atua em pesquisas no campo da cultura e das artes, com interesse especial pela teoria das artes africanas e afro-brasileiras e pelas relações entre mitos, ritos e produção artística. Desde 2008 estuda os desdobramentos artísticos do encontro entre as religiosidades negras (em especial a dos grupos iorubás, fons e bantos) e o catolicismo popular no Brasil. Foi professor concursado do IFRJ. Atualmente é professor concursado do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e membro do NEABI. 

Graduado em Comunicação Social - Faculdades Integradas Hélio Alonso, Mestrado e Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor efetivo do Programa de Pós Graduação em Artes/UERJ, professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e coordenador do Programa de Pós Graduação em Artes/UERJ. Com experiência na área de Artes, com ênfase em Crítica da Arte e Curadoria, atuando principalmente nos seguintes temas: arte contemporânea, artes visuais, história e teoria da arte, antropologia da arte e brasilidade.

Fernanda Felisberto
Janaína Oliveira

Professora do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutora pelo Programa de Literatura Comparada da UERJ, área de pesquisa Literatura afro-americana e negro-brasileira. Mestre em Estudos Africanos, com ênfase na literatura nigeriana contemporânea pelo El Colegio de Mexico. Possui Bacharelado em Letras - Português-Francês, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É professora do Curso de Aperfeiçoamento em História e Cultura Afrodescendente da PUC-RJ. Pesquisadora das narrativas de mulheres negras, presente nas literaturas Africanas, Negro-brasileira, Afro-americana e Arfo-latina. Integrante do LEAFRO - (NEAB) da UFRRJ e integrante do Grupo de Pesquisa (CNPq/UFRRJ) GEDIR - Gênero, Discurso e Imagem. 

Pesquisadora e curadora, é doutora em História e professora desta disciplina no Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus São Gonçalo, onde coordena o NEABI. É uma das coordenadoras do GT de Formação da APAN, além de idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro (www.ficine.org). Foi consultora do Ministério da Cultura e das Organizações das Nações Unidas. É membro também do CODESRIA . Recentemente, fez curadoria de filmes para as duas edições do Plateau – Festival Internacional de Praia, Cabo Verde. No Brasil, fez curadoria para a Mostra de Filmes Africanos do FINCAR (PE). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Katiúscia Ribeiro

Graduada em Filosofia pela UFRJ. Mestre em Filosofia e Ensino pelo PPFEN-CEFET/RJ. Doutoranda em Filosofia pela UFERJ. Pesquisadora do Laboratório de Estudos Filosóficos PPFEN-CEFET/RJ. Membro do grupo de Pesquisa Afroperspectivas, saberes e Interseções do estudos de filosofia africana. Suas pesquisas envolvem: História da filosofia, Ética, História da filosofia Africana, Filosofia política, lei 10639/03 e a garantia de seus direitos e aplicabilidade bem como ações emancipatória para a população negra. Tem familiaridade com as filosofias de: Ama Mazama , : Fratnz Fanon , Theophile Obenga, Asante, Marimba Ani, Angela Davis e Sueli Carneiro.

Rodrigo dos Santos

Rodrigo dos Santos é ator e pesquisador, doutorando em filosofia pela UFRJ, vinculado ao laboratório de filosofias da alteridade, na linha de pesquisa sobre Raças, Gêneros e Culturas. É autor dos textos para teatro "zungu.edu.br" e "O subterrâneo jogo do espírito". na atuação dá destaque para “Julia”, de Christiane Jatahy, "O campo de batalha" e "A trilogia da ancestralidade", de Marcio Meirelles. Na TV e no cinema, participou das séries “Felizes para sempre?” (Rede Globo) e “Filhos do carnaval” (HBO); trabalhou na novela “Rock Story” (Rede Globo) e no longa-metragem “Cidade dos Homens”, dentre outros. Entre 2001 e 2009, integrou a Cia dos Comuns. Em 2015, criou junto ao SESC Copacabana a “Oficina de performance e artes negras”.

Aberta  convocatória  para artistas.

Clique na imagem!!!

Wallace Corbo

Professor Substituto de Direito Constitucional e Administrativo na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FND/UFRJ). Coordenador Acadêmico da Escola Superior de Advocacia do Rio de Janeiro (ESA/RJ). Doutorando e Mestre em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduado em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ. Advogado no escritório Galdino Coelho Mendes Advogados.

Professora da rede estadual de ensino. Foi professora na UFRRJ no Instituto Multidisciplinar/PARFOR;

Grupo de Pesquisa A Cor da Baixada e no Grupo de Pesquisa Currículo, Política e Cultura. Possuiu graduação em Pedagogia e História e Mestrado em Educação (UERJ - PROPED) e é Especialista em Educação. Mata é também a Iyá Kekerê no Ilè Aşé Omi Larè Ìyá Sagbá. Estas experiências foram enriquecidas por todas as instituições pelas quais estive (e estou), onde pude exercer desde a docência, a implementação de oficinas, palestras, projetos, orientações pedagógicas e demais atividades acadêmicas ligadas a temática educação nos terreiros.

Marta Ferreira
Rafael Haddock Lobo
Helena Theodoro

Possui graduação de Bacharel em Ciencias Juridicas e Sociais pela UFRJ, graduação em Pedagogia- Faculdade de Educação pela UERJ, mestrado em Educação pela UFRJ e doutorado em Filosofia pela Universidade Gama Filho (1985). Atualmente é Coordenadora do Comitê Pró-equidade de Gênero, Raça e Etnia da Casa da Moeda do Brasil. Ex-professora auxiliar da Universidade Estácio de Sá, ex-coordenadora da Pós de Figurino e Carnaval da Universidade Veiga de Almeida(UVA), ex-Vice-presidente do - Conselho Estadual dos Direitos do negro/ CEDINE. ex-Vice-presidente do Fundo ELAS e ex-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB) da FAETEC. É autora de Mito e espiritualidade mulheres negras(1996), Os ibéjis e o carnaval (2009), Caderno de Cultura Afrobrasileira(2009), Iansã, rainha dos ventos e tempestades(2010) e Martinho da Vila - Reflexos no Espelho (2015). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Teorias da Aprendizagem e etc.

Jornalista, autora e empresária - Eunique Enterprises Media Company - - Harvard University.

Interactivity Summer Intern

Washington Post, 2014 _ Social Media Intern The New York Times, 2014.. É uma jornalista americana de vídeo baseada no Rio de Janeiro, cujo trabalho se concentra em questões sociais, notícias internacionais e eventos esportivos. Me atraem o jornalismo e as narrativas por causa do seu poder de impactar a sociedade e mudar o mundo. Eu uso diferentes tipos de mídia para contar histórias - incluindo vídeo, dados e mídias sociais. Por favor, consulte o site do meu portfólio em http://kiratiana.com.

Kiratiana Freelon

Cursou graduação em Filosofia na UFRJ, mestrado e doutorado em Filosofia na PUC-Rio e pós-doutorado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (com bolsa da FAPESP) e no Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP (com bolsa do CNPq). É professor do Departamento de Filosofia e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. É autor de "Da existência ao infinito: ensaios sobre Emmanuel Lévinas", "Derrida e o labirinto de inscrições" e "Para um pensamento úmido: a filosofia a partir de Jacques Derrida" e coordenador do Laboratório KHORA de Filosofias da Alteridade (KHORA/UFRJ). Atualmente é coordenador do Programa em Pós-Graduação em Filosofia da UFRJ. Orientador de pesquisas de doutorado em Filosofia Africana no PPGFIL no IFCS.

Wanderson Flor 

Graduado em filosofia, especialista sobre o ensino de filosofia, mestre em filosofia e doutor em bioética pela Universidade de Brasília (UnB). É professor Adjunto do Departamento de Filosofia da UnB, do Programa de Pós-graduação em Bioética (FS-UnB), do Programa de Pós-Graduação em Metafísica (IH/UnB) e Co-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Raça, Gênero e Sexualidades Audre Lorde - GEPERGES Audre Lorde (UFRPE/UnB-CNPq). Pesquisador das áreas de Filosofia Africana, Interfaces entre a filosofia e a educação, Ética, Filosofia Política e, também, das bases conceituais da Bioética.  

Pesquisa questões de subjetividade/subjetivação com o aporte das teorias de gênero, dos feminismos, da psicanálise e do instrumental analítico produzido por Michel Foucault. Investiga relações raciais, saúde da população negra, religiosidades e diversidades de gênero e de orientação sexual, direitos humanos, estudos sobre a colonialidade e suas repercussões na educação.

Prorrogada  a data para envios de resumos.

Clique na imagem!!!

Jayro Pereira de Jesus

Afroteólogo e afrofilósofo, Jayro Pereira de Jesus possui graduação em Bacharelado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006) e graduação em Licenciatura em Ciências Religiosas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2000). Atualmente é Conselheiro Técnico do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do RS, presidente da Associação Nacional de Teólogos e Teólogas da Religião de Matriz Africana, e diretor geral da Escola de Filosofia e Teologia Afrocentrada.  Atua principalmente nos seguintes temas: povos e comunidades tradicionais de matriz africana, comunidades tradicionais de terreiro, paradigma civilizatório negro-africano, paradigma civilizatório e metodologia afrocentrada. 

Peça hospedagem solidária para os colegas  ou faça uma busca na diaspora.black

clique na imagem!

bottom of page